fbpx
Home/Produtividade, Redução de Custos/Entenda o que é Just In Time e seus pilares

Entenda o que é Just In Time e seus pilares

O Just In Time é utilizado para ajudar as empresas a produzir somente quando há necessidade. Veja como essa metodologia pode ajudar a eliminar os desperdícios e reduzir custos dos processos!

Otimizar o tempo em que os trabalhos são realizados de modo a evitar que atrasos e lentidão prejudiquem o faturamento da empresa é, se não o maior, um dos grandes desafios encontrado por diversos empresários.

Isso porque toda pausa na produção, seja pela necessidade de aguardar por matéria prima ou desorganização no fluxo geral dos processos, formam estoques que acabam sendo acumulados enquanto os clientes esperam pelo produto que querem comprar, gerando, claro, falta de lucratividade e até prejuízo.

Diante da necessidade de melhorar a produtividade do negócio, eis que, então, surgem sistemas estratégicos para otimizar processos. É o caso do Just in Time, método que propõe zerar e eliminar desperdícios  e retrabalhos.

O sistema é comprovadamente eficaz para qualquer organização que busca reduzir estoques e consequentemente os custos decorrentes dos processos de produção.

Entenda o que é Just in Time e descubra que, por meio dele, é possível melhorar a produtividade do seu negócio!

 O que é Just in Time?

Desenvolvido em meados da década de 70, por Kiichiro Toyoda, fundador do setor automobilístico da Toyota, o sistema Just in Time (JIT), ‘na hora certa’, em português, surgiu com o objetivo de reerguer as empresas japonesas no pós-guerra.

O método surgiu da determinação de Kiichiro para que ninguém produzisse uma única peça antes que ela fosse necessária. Para ele, primeiro a empresa precisava receber os pedidos – e os depósitos dos clientes – para, a partir daí se organizar com encomendas e fornecedores para produzir os veículos.

Isso tornava o processo de entrega bem mais rápido, já que produziam sob demanda. Mas mais que isso: a Toyota não precisaria recorrer a empréstimos financeiros, já que conseguiria produzir e ganhar dinheiro usando o dinheiro dos próprios clientes.

É claro que sendo desenvolvido por japoneses, referenciais na criação de métodos de organização eficazes, como a própria metodologia do 5s que nós já falamos aqui, deu certo.

Décadas depois, o JIT segue sendo um método extremamente eficaz para alavancar a produtividade global da empresa e eliminar desperdícios, reduzindo custos através de fornecimento de bens e serviços na quantidade e locais corretos e no momento exato em que eles são solicitados.

Baseado no princípio de só produzir quando há necessidade, o sistema consiste em fazer exatamente o que o cliente precisa, no momento ideal e na quantidade necessária.  Assim, passa a acionar o mínimo de recursos em força de trabalho, materiais e máquinas, combatendo, assim, duas fontes principais de desperdício: a superprodução e os estoques.

Como o sistema se baseia na produção da quantidade ideal, produzindo sempre em lotes menores, tempos reduzidos de produção, proximidade física de processos e contêineres com um número fixo de peças, o processo torna o estoque mínimo indispensável.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria

Kanban como principal pilar do JIT

Como já vimos, produzir no estilo JIT é desenvolver um fluxo contínuo no processo de produção, jamais antes do tempo e nunca tarde demais, fazendo do sistema uma referência em criar fluxo e gerar dinheiro de forma rápida.

Para alcançar o objetivo de “puxar” a produção a partir da demanda, o Just It Time se alicerça em várias metodologias, baseadas no mesmo princípio, que o condiciona a controlar os fluxos de processos e agilizar a produção.

A principal delas é o método Kanban, que propõe oferecer um produto final melhor e em menos tempo ao cliente. Inclusive, sugerimos que você leia o texto Entenda o que é Kanban e como fazer produção puxada para saber mais sobre a metodologia.

Por considerar as três principais etapas dos processos produtivos, sendo elas to do (a fazer), doing (fazendo) e done (feito), o Kanban é uma metodologia organizacional importantíssima e fundamental para a implantação do JIT, pois é o único que fornece uma visão e interpretação sistêmica do processo de produção e da movimentação dos itens ao longo das etapas.

Agora que você já conhece um pouco sobre o método Just In Time, você já pode enxergar como esta metodologia contribui com sistema produtivo da sua empresa.

By | 2022-11-23T10:01:54-03:00 julho 31st, 2018|Produtividade, Redução de Custos|1 Comment

One Comment

  1. […] Leia mais: Entenda o que é Just In Time e seus pilares […]

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme