fbpx
Home/Lean Manufacturing, Produtividade, Redução de Custos/Como fazer um bom mapeamento de processos?

Como fazer um bom mapeamento de processos?

O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que potencializa a probabilidade dos bons resultados dentro de uma empresa. O método consiste em compreender, de forma simples e clara, como os negócios estão operando, documentando cada passo da operação em termos de entradas, saídas e ações. É como se houvesse um registro geral do processo para que se possa compreendê-lo como um todo e, assim, entender a necessidade de se pensar em uma maneira de melhorá-lo.

O bom mapeamento é imprescindível para fundamentar diversas melhorias de processos, como o Lean Manufacturing, por exemplo. A partir da boa estruturação deste método é que pontos de melhorias podem ser elencados e observados mais detalhadamente, garantindo, assim, que os resultados sejam potencializados.

Por meio do mapeamento de processos é possível identificar tarefas desnecessárias e reduzir atrasos ou retrabalhos, esclarecer os papéis dentro do processo, reduzir custos e automatizar rotinas, ter mais controle, monitoramento e conseguir melhorar a satisfação do cliente.

Em outras palavras, o mapeamento de processos oportuniza que empresas repensem como a organização trabalha, verificando se cumpre ou não seus objetivos e possibilitando, a partir disso, que ações sejam tomadas para que haja excelência na gestão.

Diante das inúmeras vantagens de implantação do método, vamos falar mais sobre o assunto?

Como fazer um bom mapeamento de processos na sua empresa em 5 passos!

1. Identificação e listagem dos processos
O primeiro passo é definir qual o objetivo, a necessidade do mapeamento e qual o resultado esperamos. Em seguida, é possível definir um setor ou linha de produção em que será realizado.

Com o objetivo definido é preciso coletar as informações do processo que será mapeado, como: tarefas executadas, tempo gasto nas atividades, quantidade de pessoas envolvidas em cada etapa, quem são os fornecedores e respectivos clientes, etc.

Esta etapa consiste em definir o objetivo do mapeamento e levantar as informações dos processos atuais e tarefas executadas, com o objetivo de identificar atividades que geram desperdícios e que agregam valor.

Ebook - Mapa de Fluxo - Copia

Acesse o ebook

Mapa de Fluxo de Valor

Conheça a ferramenta de mapa de fluxo e saiba como utilizar o Mapa de fluxo de Valor para eliminar os desperdícios dos processos e agregar valor ao seus clientes!

2. Envolvimento da equipe

A etapa consiste em envolver todos os profissionais que compõem o processo. É através da equipe que você encontrará informações essenciais da execução do processo sob análise.
Realizar entrevistas, questionários, reuniões, observações de campo e coleta de evidências, podem ser algumas das ferramentas utilizadas para que a liderança da empresa identifique e passe pelos principais pontos dos processos adotados na organização.

3. Desenvolver o Plano de Ação

Plano de ação vai auxiliar na hora de executar as melhorias identificadas nas duas primeiras etapas do mapeamento.
Estabeleça objetivos, prazos, metas, orçamentos e o responsável por entregar o resultado em cada etapa.
Desta forma você saberá exatamente como aplicar e a quem cobrar durante a implantação das ações na empresa, mantendo em foco o objetivo que foi determinado na primeira etapa do processo.

4. Monitore e avalie os processos

Avalie a eficácia dos processos atuais, considerando possibilidade de melhorias e otimizações.
A análise do processo identifica as causas dos problemas, prioriza as necessidades mais urgentes e detecta a origem do que está acontecendo.
É importante que todos os indicadores sejam administrados para garantir que todos os ajustes nos processos tidos como necessários não deixem de ser realizados.

5. Melhoria Contínua

Avalie continuamente o mapeamento de processos e acompanhe as métricas para medir a evolução.
Padronizar o processo garante que todos os envolvidos vão realizar as atividades da mesma forma, assim fica fácil identificar os gargalos e os pontos de melhorias.
Adote técnicas de melhoria contínua, seja o Lean ManufacturingKaizen, Seis Sigma, PDCA ou outra.

Estes são alguns dos passos que todo gestor precisa considerar na hora de implementar o mapeamento de processos dentro da sua empresa.

Se você quer aprender a mapear seus processo e eliminar definitivamente os desperdícios dos seus processos conheça o curso “Os 8 desperdícios e uma ferramenta para identificá-los no seu processo”. Acesse o link abaixo para saber mais!

Curso Produção Enxuta - Academia Lean

CURSO - PRODUÇÃO ENXUTA

Quer ter processos com alta produtividade, uma equipe eficiente e produzir sem desperdícios e retrabalhos? Conheça o curso de Produção Enxuta!

newsletter


Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog para receber os melhores conteúdos sobre Lean!

    By | 2020-04-08T16:07:17-03:00 março 20th, 2018|Lean Manufacturing, Produtividade, Redução de Custos|3 Comments

    3 Comments

    1. […] Identificação de oportunidades a partir do mapeamento do fluxo de valor e mapeamento de processos. […]

    2. […] mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que consiste em analisar e compreender como os negócios estão […]

    3. […] nos processos é desenhá-lo, estruturando colaboradores e funções desenvolvidas. O desenho mapeia os processos e relaciona cada setor e cada atividade desenvolvida. Nesse cenário, é possível entender quais […]

    Leave A Comment

    Avada WordPress Theme