fbpx
Home/Metodologia 5S/Conheça a metodologia 5s e saiba como ela pode te ajudar!

Conheça a metodologia 5s e saiba como ela pode te ajudar!

Conseguir implantar uma política de qualidade total em qualquer empresa é muito mais simples do que parece, se a empresa conhecer uma das metodologias mais utilizadas e comprovadas no mundo todo que é conhecida como Metodologia 5s. Confira a seguir!

A metodologia surgiu no Japão na década de 1950, durante a reconstrução do país, logo após a Segunda Guerra Mundial. O conceito surgiu em um momento em que o país precisava reerguer o setor industrial colocando produtos no mercado com preço e qualidade que fossem capazes de competir com os Estados Unidos e a Europa.

Foi assim, através da aplicabilidade da metodologia 5s, que o Japão restabeleceu suas indústrias após um período de grande quebra na economia e até hoje é considerado uma potência industrial e referência mundial em processos de qualidade. Ficou curioso? A gente explica.

O que é a metodologia 5s?

Com 5 conceitos básicos, a metodologia propõe a redução do desperdício, que gera custos extras às empresas. Mesmo após tantos anos desde o seu surgimento, as empresas japonesas seguem considerando que o 5s é a metodologia ideal para que as indústrias consigam atingir êxito nas demais ferramentas gerenciais.

Indicada para empresas de todos os tamanhos, o 5s tem esse nome, pois se trata de cinco conceitos simples, porém fundamentais no sistema da qualidade, que podem ser definidos como “separar”, “organizar”, “limpar”, “padronizar” e “sustentar” – que em japonês todas são escritas com a inicial S.

O sistema conta com cinco fases que operam pela eliminação do desperdício, além de incitar a postura de responsabilidade de todos os funcionários pelo ambiente de trabalho, independente do grau hierárquico na empresa. A ideia é muito simples e descreve práticas para o ambiente de trabalho, úteis para a gestão visual e para a produção lean. Os cinco termos em japonês são:

1) Seiri/Separar

Essa etapa consiste em verificar quais são os equipamentos e materiais necessários para o processo produtivo, separando o útil e descartando tudo o que não seja efetivamente necessário.

Resultados comprovados:

  • Ganho de espaço físico;
  • Facilidade de limpeza e manutenção;
  • Melhor controle de estoque;
  • Redução de custos

2) Seiton/Organizar

Determina que todos os recursos, equipamentos e materiais tenham seus locais de guarda definidos e identificados, possibilitando acessos rápidos e seguros.

Resultados:

  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização de materiais e equipamentos;
  • Segurança;
Gestão 360º - Terzoni Consultoria

3) Seiso/Limpar

 Já esta etapa consiste em definir que o ambiente de trabalho seja limpo, sem desorganização, resíduos ou objetos desnecessários.

Resultados:

  • Ambiente de trabalho saudável e agradável;
  •  Melhor conservação de ferramentas e equipamentos.

4) Seiketsu/Padronizar:

Nesta etapa cria-se normas e padrões de limpeza que devem ser adotados. Utiliza-se processo de gestão visual, por meio de placas, sinalização e uso de cores – é muito importante para que o entendimento seja comum à todos e para que a empresa possa medir, acompanhar e cobrar, promovendo a cultura da organização iniciada nas fases anteriores.

Saiba mais sobre a Gestão Visual, acesse o post completo aqui!

Resultados:

  • Melhoria das áreas comuns;
  • Melhorias nas condições de segurança;
  • Equilíbrio físico e mental do funcionários;

5) Shitsuke/Sustentar

O último dos 5 “s” é o processo onde todos os funcionários se conscientizam e se comprometem com a necessidade de manter as primeiras etapas do programa. Diz respeito a manter, revisar e incorporam os padrões estabelecidos, tornando a prática comum até quando não haja supervisão e vigilância.

Resultados:

  • Melhoria permanente na qualidade e produtividade;
  • Ambiente de trabalho agradável;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais.

O grande objetivo da aplicação dos conceitos do 5s é engajar todos os funcionários a compreender melhor seus papéis dentro da empresa, tornando-os parte de um processo em prol de resultados comuns. A metodologia garante uma mudança cultural na empresas onde resultados tornam-se palpáveis a curto, médio e longo prazo.

Dentro da metodologia Lean, a organização e redução de desperdícios são temas muito falados. Se você quer saber mais sobre o assunto, inscreva-se em nossa newsletter e acesse os conteúdos a seguir!

By | 2022-11-23T10:02:44-03:00 fevereiro 5th, 2018|Metodologia 5S|2 Comments

2 Comentários

  1. […] básicos de organização, qualidade, padronização e melhoria contínua. E para isso, a metodologia 5S poderá te […]

  2. […] Conheça a metodologia 5s e saiba como ela pode te ajudar! […]

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme