fbpx

4 Benefícios do Lean Manufacturing para seus processos!

Hoje muito se ouve sobre o termo lean e suas aplicações, como lean manufacturinglean management e lean office. Essa palavra significa “enxuta” e cada uma das suas vertentes visa trabalhar dessa forma, adotando práticas estabelecidas lá nos anos 50 pela empresa japonesa Toyota e que trazem muitos resultados para as empresas atuais.

Clique aqui para conhecer o significado da metodologia Lean

Resumidamente, a essência do pensamento enxuto é cortar de qualquer processo tudo o que é desperdício e não agrega valor ao cliente, como matéria-prima em excesso, grandes estoques de produtos prontos e o deslocamento desnecessário de recursos, sejam eles materiais ou humanos.

Em uma primeira impressão, é possível que você ache que esses pequenos cortes não fazem diferença no todo da empresa, porém, quando aplicados em todas as áreas corporativas, as economias se multiplicam e geram uma grande diferença no final do mês.

Conheça os 4 principais benefícios do Lean!

1. Produto, serviço e atendimento com mais qualidade para o cliente

O cliente deve ser foco de tudo o que a empresa faz. É preciso se ter claro os processos de cada área e enxergar aqueles que de fato trazem valor ao produto ou serviço da perspectiva do consumidor.

Quantas vezes não nos perdemos na burocracia interna e atrasamos a entrega de projetos ou de outras demandas? Se algo está te fazendo prejudicar o cliente e não atender as expectativas dele, é preciso ser eliminado.

Pensar da perspectiva do consumidor, nos obriga a entregar produtos e serviços melhores, além de prestar um atendimento de qualidade para fidelizá-lo. O objetivo é ter uma base de clientes saudável e que volte recorrentemente.

2. Otimização e organização dos recursos da empresa

Como um dos pontos principais do lean é não fazer estoque de matéria-prima e nem produtos prontos, mas sim trabalhar sob a demanda do mercado, você terá menos materiais parados e ocupando o seu espaço físico.

Assim, poderá organizar melhor o espaço de trabalho das equipes e não terá pessoas ou materiais ociosos pela falta de demanda ou organização. No lean, não há excessos e nem desperdícios.

3. Aumento de produtividade e eficiência dos colaboradores e da gestão

Os gestores da empresa perceberão que podem ter muito mais resultados com os mesmos e até menos recursos. Com os excessos eliminados, temos um processo simplificado o que facilita o  fluxo de trabalho contínuo e uma supervisão mais certeira.

Cada colaborador ficará dedicado a uma estação e desenvolverá atividades de alta performance nela. Além disso, a metodologia é extremamente participativa, ou seja, os profissionais não só podem como devem sugerir melhorias constantes e trazer novidades do mercado para aperfeiçoarem os processos e suas atividades. Somado a uma área de trabalho organizada e limpa, a equipe ficará muito mais motivada e produtiva.

4. Aumento nos lucros

Todos os benefícios do lean citados e mais alguns outros fatores levam ao aumento dos lucros da empresa, pois uma vez que os desperdícios são cortados, a margem de lucro aumenta.

Além da própria capacidade produtiva, já que com menos etapas de produção (aqueles processos em excesso que foram cortados), a entrega do produto será mais rápida e você poderá vender mais em menos tempo.

Com mais dinheiro em caixa, é possível reinvestir na contínua evolução do lean dentro da empresa e otimizar cada vez mais os seus recursos, tudo isso sem precisar investir em grandes espaços físicos ou materiais de produção.

Conclusão

O foco do pensamento lean é colocar o cliente no centro e cortar todos os excessos até os mínimos detalhes, como o tempo despendido de um colaborador para buscar no almoxarifado a reposição de um material que estava utilizando. Isso deveria estar próximo dele ou ainda ter um profissional apenas para repor os recursos de toda a área.

Sem excessos, o trabalho é otimizado, ou seja, é feito com uma maior qualidade, mais rápido e com menos matéria-prima. Os colaboradores se motivam por não ter ociosidade, por influenciarem diretamente nas mudanças dos próprios processos e se tornam mais produtivos.

A própria gerência se motiva por não ter perda de tempo e por ter claro quais atividades devem ser feitas e cobradas. E, por fim, a sua empresa tem redução de custos e aumento no lucro.

Agora que você conhece os principais benefícios do lean, separei alguns artigo que você pode gostar. Confira!

By | 2022-08-19T07:55:38-03:00 janeiro 24th, 2018|Lean Manufacturing, Redução de Custos|0 Comments

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme