fbpx
Home/Gestão, Produtividade/5 ferramentas de Gestão Visual que podem ajudar a sua empresa!

5 ferramentas de Gestão Visual que podem ajudar a sua empresa!

Quando falamos em uma boa gestão, reduzir custos e melhorar processos, ao mesmo passo em que se aumenta a lucratividade e a eficiência, são alguns dos grandes sonhos de todo empresário que almeja sucesso no seu negócio. Apesar de muitos acharem estes componentes da cadeia produtiva utópicos demais para serem verdade, existe uma forma possível, simples e barata de fazer com que tudo isso se torne realidade: por meio da Gestão Visual.

A Gestão Visual ou Visual Management, em inglês, é uma das principais e mais baratas estratégias de gestão lean, que permite a todos saberem como andam as coisas, sem precisar perguntar a ninguém ou ligar um único computador.

Através de um quadro de planejamento, que indica os estágios e todas as informações importantes para o processo produtivo, a técnica garante o engajamento e o compartilhamento de informações entre todas as pessoas que compõem a cadeia produtiva, tornando os processos mais fluidos, dinâmicos e organizados.

Pensando nisso, listamos algumas das principais ferramentas de Gestão Visual que, se implantadas na sua empresa, poderão contribuir para que os pontos listados acima deixem de ser sonho e se tornem realidade.

Ebook Gratuito: Gestão Visual Operacional

Saiba o que é a Gestão Visual conheças suas principais ferramentas e como implementar essa ferramenta nos processos operacionais da sua empresa!

Ebook Gestão Visual Operacional - Lean Blog

5 ferramentas de Gestão Visual

  • Kanban

Em japonês, Kanban significa “etiqueta”, “placas” ou “registros visíveis” e é exatamente este o propósito fiel deste método de gestão visual. Como o próprio nome diz, o Kanban nada mais é que sinalizações de processos através de cores, normalmente verde, amarelo e vermelho.

Com base nas sinalizações demonstradas pelas cores e possível reconhecer e identificar as etapas de produção de produto, reposição de estoque ou execução de tarefas. Este tipo de controle é uma forma relativamente simples e barata para eliminar desperdícios e contratempos no processo de produção. Vale conhecer.

  •  Planejamento Semanal

Você sabia que organizar e planejar a semana de trabalho pode aumentar a produtividade em até 40%? Além disso, o método reforça o foco no trabalho e nas atividades planejadas, garantindo um melhor desempenho entre toda a equipe. Por este motivo, um Quadro de Planejamento Semanal, organizando reuniões, atividades e metas para a semana, pode aumentar o comprometimento de todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção. É uma excelente maneira de fazer com que o nível de compromisso dos funcionários aumente e, consequentemente, os resultados sejam alcançados.

  •  Quadro de solução de problemas

Demonstrar a toda equipe quais são os problemas no processo produtivo que a empresa enfrenta, é uma forma de engajar a todos na busca pela resolução dos mesmos.  Este método é muito importante para garantir uma melhoria contínua dentro da empresa, já que, dispor problemas e soluções em um quadro, auxilia no processo de capacitação da equipe em resolvê-los de forma objetiva.

Clique aqui e veja nosso artigo para criar um plano de ação eficiente!

  • Quadro de controle de ordem de serviços

Simples e eficaz, o quadro de controle de ordem de serviços serve para que haja um controle visual de tudo o que acontece na empresa. Distribua o trabalho da equipe em etapas e a ordem de serviço deve ‘andar’ em cada etapa do processo, permitindo uma visualização total de como as coisas estão funcionando dentro da empresa.

  • Quadro de controle de produção diária

Esta ferramenta tem como objetivo manter todos os colaboradores da empresa informados do planejamento de controle de produção diária por pedidos. A gestão visual contribui para o engajamento da equipe, que visualiza todo o processo e pode cobrar ações pertinentes a cada atividade, reduzindo chances de algumas atividades passarem desapercebidas.

Agora que você já conhece algumas das principais ferramentas de Gestão Visual existentes no mercado, escolha aquela que mais parece corresponde aos seus objetivos enquanto empresa e experimente utilizá-la. De forma simples e barata, estas ferramentas de gestão tornam-se eficazes na resolução de problemas básicos e podem contribuir – e muito! – para o desenvolvimento produtivo na sua empresa.

By | 2022-11-23T10:02:39-03:00 fevereiro 27th, 2018|Gestão, Produtividade|1 Comment

One Comment

  1. […] exposição dos fatos e a gestão visual permitem criar soluções inteligentes, baseadas no método científico. Assim, as ações e as […]

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme