fbpx
Home/Gestão/Metodologias ágeis: Ágile, Lean e Design Thinking

Metodologias ágeis: Ágile, Lean e Design Thinking

O que são metodologias ágeis?

Trabalhar no desenvolvimento de projetos de forma rápida, flexível e adaptável é o que propõem as metodologias ágeis. Diferentemente do modelo de gestão tradicional de projetos, no qual os produtos são desenvolvidos em escopos muito bem definidos, as metodologias ágeis possibilitam que as equipes envolvidas nos processos consigam lidar com imprevistos e fazer alterações antes que o projeto seja concluído, garantindo uma entrega mais qualificada e em menor tempo.

As metodologias ágeis estão fundamentadas em ciclos iterativos e incrementais, significa que, durante o processo de desenvolvimento de qualquer produto, são realizadas verificações e validações frequentes em todas as etapas dos processos para validar suas funcionalidades. A proposta é baseada na melhora contínua, ou seja, identificar com antecedência qualquer problema que possa vir a ocorrer durante as etapas de desenvolvimento para que, a partir daí, eles sejam corrigidos, garantindo que o produto final seja entregue conforme as especificações estabelecidas desde o início do projeto.

Como exemplo de métodos ágeis podemos citar o Lean, o Agile e o Design Thinking, sobre os quais vamos falar um pouco mais adiante. Quer saber mais sobre o assunto e entender como as metodologias ágeis podem mudar o dia a dia da sua empresa? Continue a leitura!

Como surgiram as metodologias ágeis

Diante da necessidade de encontrar novos processos para o desenvolvimento de softwares, em 2011 um grupo de pessoas resolveu debater sobre novas abordagens para gerenciar projetos, criando o chamado Manifesto Ágil.

Além de ser considerado o documento que oficializa a existência das metodologias ágeis, é ele quem estabelece princípios que as caracterizam e orientam a sua aplicação.

Os princípios do Manifesto Ágil são quatro e podem ser definidos como:

  • Comunicação – Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Praticidade – Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Alinhamento de expectativas e colaboração – Colaboração do cliente mais que negociação de contratos;
  • Flexibilidade e adaptabilidade: Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Todos os métodos ágeis que existem hoje e que têm se popularizado ao redor do mundo, inclusive em grandes empresas como Google e Microsoft, trazem os valores e princípios estabelecidos no Manifesto Ágil, tais como Lean, Agile e Design Thinking que falaremos a seguir.

Agile

Inserir no mercado produtos com mais rapidez e elevados níveis de satisfação do cliente é o desafio de toda empresa. Por ser um dos princípios das metodologias ágeis que têm se mostrado comprovadamente eficaz, é que várias abordagens estão se popularizando cada vez mais.

O método Agile propõe trazer respostas rápidas às necessidades dos clientes, ainda que isso implique em mudanças ao longo do processo. Nesta metodologia, considera-se que as mudanças são sempre bem-vindas desde que elas agreguem valor ao cliente.

Saiba o que é fluxo de valor e como aplicá-lo em sua empresa!

O foco principal deste método está em manter o cliente sempre próximo à equipe de desenvolvimento para que ele possa avaliar, reavaliar e validar constantemente todos os pequenos “fragmentos” do produto final ao longo do processo.

Lean

Reduzir custos de produção para ter produtos com mais qualidade e no menor tempo possível. Esta é a filosofia primordial que define a metodologia criada pelo Sistema Toyota de Produção, nomeado anos depois de Lean, “enxuto” em português.

Neste método ágil, estabelece-se que para o desenvolvimento de algum produto ou projeto é fundamental que apenas os recursos necessários sejam utilizados, reduzindo desperdícios durante todos os processos de produção que não trazem valor aos olhos do cliente.

Além da redução dos desperdícios, o Lean também propõe a melhora contínua dos processos em detrimento de regras rígidas e imutáveis, ou seja, estabelece que o processo de produção pode e deve mudar caso maneiras e tecnologias mais eficientes sejam encontradas durante as etapas do processo.

Muitos são os benefícios de adotar a metodologia Lean em uma empresa, como aumento da produtividade, maior competitividade, redução da complexidade das tarefas e, claro, a redução de custos. 

Design Thinking 

A abordagem do Design Thinking propõe a resolução de problemas a partir da coletividade colaborativa no desenvolvimento dos projetos.

A metodologia propõe uma abordagem prática-criativa que se inicia na condução de entrevistas para compreender melhor as necessidades e problemas dos clientes antes de gerar qualquer produto, encontrar soluções conjuntamente com todas as partes envolvidas no projeto e apontar as melhores soluções para o problema, para que, a partir daí, protótipos rápidos sejam desenvolvidos para testar a usabilidade do que foi apontado como a solução ideal.

O sucesso da metodologia é medido a partir da usabilidade do que for desenvolvido como solução do problema/necessidade sinalizado pelo cliente no início do projeto.

Como é possível que as empresas se adaptem às necessidades dos clientes em um mundo que muda tão rápido?”. A busca pela resposta desta questão fundamental é que instiga as metodologias ágeis a transformarem o cenário de desenvolvimento de projetos e produtos em empresas no mundo todo.

Apesar de cada uma destas metodologias responderem a esta pergunta de uma forma singular, todas carregam valores e princípios semelhantes que giram em torno do foco no cliente, da colaboração e da abertura a mudanças.

By | 2023-01-13T10:55:57-03:00 dezembro 12th, 2019|Gestão|3 Comments

3 Comentários

  1. […] adoção de uma metodologia ágil certamente fará com que a empresa apresente bons resultados. Entretanto, qual metodologia ágil é […]

  2. […] de ser colaborativa, está sempre antenada a novas tendências, se atualizando e desenvolvendo ferramentas ágeis e eficazes para seus usuários. E para que as empresas possam adotar esse modelo, não basta […]

  3. […] de ser colaborativa, está sempre antenada a novas tendências, se atualizando e desenvolvendo ferramentas ágeis e eficazes para seus usuários. E para que as empresas possam adotar esse modelo, não basta […]

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme